
Como funciona a Always 3x Action?
19 Maio, 2023
Coisas tóxicas para o seu gato
7 Julho, 2023Será que o meu gato está a entrar na “reforma”?
Chega uma altura da nossa vida que sentimos que já não fazemos algumas coisas como as conseguíamos fazer no passado. Com os gatos acontece precisamente a mesma coisa.
Estando ali à faixa etária dos 10 anos, que equivale mais ou menos a 60 anos na idade humana, devemos ter um cuidado especial com o nosso amigo e estar mais atento ao seu dia-a-dia. Sabemos que daí para a frente as coisas vão começar a mudar. E é a saúde que temos que controlar primeiro.
Como referimos sempre, nada como uma conversa com o seu veterinário sobre este tema. Há que ponderar um ciclo de visitas mais regulares e com outro tipo de análises. Sabemos que os gatos só manifestam que estão doentes quando “a coisa” já está efetivamente muito mal, eles escondem muito bem a sua condição física e de saúde.
O que vai mudando?
Bom, já percebemos que a saúde é um ponto que tem que ser bem acompanhado, mas há outras coisas, tal como os humanos, que vão precisar de ser monitorizadas, como a Higiene. Pois é os gatos vão ficando mais preguiçosos nas sua higiene diária e pode ver o seu gato a ficar com os olhos mais sujos (ramelas), ou o pelo mais descuidado, até mesmo com alguma seborreia. Aqui devemos com o auxilio de uma toalhita ou compressa com água, ajudar na higiene, ou mesmo de vez em quando, uma banhoca não faz mal nenhum.
A escovagem do pelo irá ajudar em muito a retirada do pelo morto, e evitará o consumo e consequente formação das bolas de pelo.
Perdendo progressivamente o olfacto e o paladar é normal que comece a perder o apetite, podemos mesmo que introduzir novos alimentos, por exemplo, mais alimentação húmida que ajudará na sua hidratação.
Já é comum para cães e gatos consultas especificas para avaliação dentária e destartarização. A partir desta idade podem surgir algumas complicações com os dentes, havendo mesmo perda dos mesmos.
E por fim a já típica diminuição da atividade física e mais horas em repouso. Na fase sénior, os gatos dedicam-se cada vez mais à observação e à “siesta”, ficando cada vez menos ativos e ainda mais dorminhocos. As brincadeiras vão sendo menos frequentes, mas mesmo assim deve brincar com eles. Veja o nosso texto sobre o tema aqui.
Fonte: INTERNATIONAL CAT CARE