Não pare a desparasitação no inverno!

joana
A Joana teve um problema!
7 Outubro, 2021

Criou-se um mito ao longo do tempo, que os parasitas mais comuns dos nossos animais “fazem uma pausa” de inverno. Ora não é bem assim, eles de facto não fazem um intervalo.

Como temos vindo a sentir nos últimos anos, o verão estende-se cada vez mais para o outono e fruto de todas as alterações climáticas, temos invernos mais quentes e verões com maior duração. Isto tem como resultado mais pulgas e carraças, mesmo em animais de interior.

A desparasitação deve ocorrer durante todo o ano, mesmo nos animais que não saem à rua. Mas porquê? A resposta é simples: Os parasitas são muitas vezes transportados pelos donos para dentro de casa. É verdade, e daí a gerar-se uma infestação em tapetes, mantas, sofás é um curto passo.

As pulgas e carraças devem ser os ectoparasitas mais comuns dos nossos animais (gatos e cães). Se para os animais são uma fonte de doenças, para os humanos nem é bom pensar na febre da carraça (de difícil diagnóstico) e das picadas das pulgas, que deixam aquela borbulhas nas crianças. Por isso há que desparasitar!.

Nos animais há uma série de problemas, sendo provavelmente as mais comuns, a Micoplasmose e a Dermatite Alérgica à picada da pulga, (Ctenocephalides felis é a pulga mais frequente nos gatos).

Por tudo isto falem com o vosso veterinário, há várias armas para o combate e prevenção a estes parasitas como as pipetas, os sprays, e até comprimidos. Escolham aquele mais eficaz e que seja bem tolerado pelo animal, o veterinário dará uma ajudinha na escolha.

PC

Comments are closed.

Iniciar sessão

Perdeu a sua senha?

Criar uma conta?